Manutenção Predial: Importância


Manutenção Predial: Importância 

A NJ Soluções em Manutenção oferta uma vasta gama de serviços de manutenção predial, para que os nossos clientes sejam eles gestores ou condôminos possam desfrutar com tranquilidade da sua morada.


Tem um problema? Nós temos a solução.
Contato: (71) 9194-5696
Email: njmanutenção@bol.com.br

Hidráulica - Elétrica- Civil - Mecânica



Do ponto de vista do proprietário, a manutenção adequada – preventiva – em seu imóvel traz inúmeros benefícios. Além de promover a valorização do bem no mercado imobiliário, a manutenção preventiva vai acarretar em um aumento da vida útil da edificação, melhoria no desempenho de equipamentos e instalações em geral, além de garantir a segurança, o conforto e a economia para o proprietário e para todos os indivíduos que utilizam o edifício. Outro aspecto importante da manutenção preventiva é que, além de aumentar a vida útil do imóvel, ela evita a perda de garantia da edificação uma vez que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o uso inadequado do bem isenta o construtor da responsabilidade sobre o defeito ou a anomalia que porventura vierem a acontecer. Dessa maneira, esse estudo poderá auxiliar na compreensão dos direitos e das responsabilidades das partes envolvidas – proprietário, condomínio e construtora – no que diz respeito à manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, de edificações. O trabalho tem, portanto, um viés legal baseado na normativa que estabelece as relações de consumo entre construtor e proprietário do imóvel. CASTRO, 2007. 

As atividades referentes a manutenção predial/preditiva podem ser divididas em:

CONSERVAÇÃO que é uma atividade rotineira, realizada diariamente ou com pequenos intervalos de tempo, relacionada com a operação e limpeza dos edifícios. 

REPARAÇÃO é a atividade preventiva ou corretiva, antes de se atingir o nível de qualidade mínimo aceitável. 

RESTAURAÇÃO é a atividade corretiva, após ser atingido nível inferior à qualidade mínima aceitável, ou seja, há perda significativa de performance e desempenho, podendo interferir na segurança do usuário.

MODERNIZAÇÃO é a atividade preventiva e corretiva, visando que a recuperação de qualidade ultrapasse o nível inicialmente construído e projetado, fixando um novo patamar de qualidade e desempenho para a edificação e seus sistemas.